segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES – NOVA BRASILÂNDIA, MT.

PROJETO INCENTIVO À LEITURA

Responsáveis pelo projeto:
Ana Ângela Gonçalves
Lídia Maria Ribeiro Cerutti
Público alvo: alunos do I e II Ciclo
Data de início: Maiode2009
Término do1° momento: julho de 2009
Início do 2° momento: agosto de 2009
Término do2° momento: outubro de 2009


Justificativa
Como articuladoras do I e II ciclo procuramos nos integrar aos professores regentes de sala de aula no intuito ajudá-los na aprendizagem dos alunos. Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é dificuldade que os educandos tem de ler e produzir textos. Esta é uma reclamação constante dos professores não só de língua portuguesa, mas de toda a categoria docente.
A nossa proposta é mais do que promover um hábito de leitura: é promover o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso crítico. Para formar um bom leitor, é preciso que esse tenha um maior contato com textos. O ideal é não impor títulos, mas metas a serem alcançadas e que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. Com esse contato desde as séries iniciais, ao sair da escola, o aluno estará capacitado e habituado a uma boa leitura.
Desta feita, pretendemos mostrar ao aluno a importância do ato de ler, bem como as vantagens que esta atitude lhe tratará, fazendo com que sua “Leitura de Mundo” aprimore continuamente, e proporcionar também competências para a escrita a alunos.

Objetivos:
· O objetivo principal desse projeto é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
Tornar a leitura um ato prazeroso.

Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de incentivo à leitura, para que se torne um hábito familiar.

Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.

Motivar os alunos à escrita de forma significante.



Recursos:
Livros literários diversos da própria biblioteca da escola.

Metodologia:
O projeto será desenvolvido no segundo e terceiro bimestre do ano letivo. A leitura será feita fora da sala de aula, isto é, um trabalho extra-classe, em casa, para não interferir na aula do professor regente.
No primeiro momento, ao término do bimestre, será feita uma premiação (1º, 2º e 3º lugar) aos alunos que mais lerem, e mais fichas de leitura entregarem, baseadas nos livros lidos (à critério da escola). O aluno escolherá o livro e junto receberá uma ficha onde estará respondendo algumas perguntas e de acordo sua resposta fará uma pequena produção relacionada ao livro lido.
O professor(a) do(a) aluno(a) premiado(a), será premiado também em reconhecimento ao incentivo à leitura de seu aluno, tanto no segundo como no terceiro bimestre.
No segundo momento, o aluno escolherá o livro e junto receberá uma ficha com roteiro. Nesta ficha o aluno responderá algumas perguntas pertinentes à leitura e a partir das respostas produzirá um pequeno texto referente ao livro lido. No final do bimestre será premiado o aluno que apresentar o texto mais coerente o coeso (1º, 2º e 3º lugar) a critério da escola.
A premiação será feita no pátio da escola com a presença de todos os alunos e educadores da escola. Uma em cada período.
Conteúdos Atitudinais: O projeto possibilitará que os alunos realizem um trabalho de leitura, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, discutindo-os com os filhos.

Avaliação:
A participação e o envolvimento dos alunos;
A interação entre os alunos;
Apresentação adequada das produções.

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